Morar longe te traz para fora dos eixos e te tira dos trilhos. Outra rotina, um fuso horário diferente, a dificuldade e necessidade de reconstrução de um círculo social. E claro, no topo disso tudo, a distância que separa pessoas e histórias.

Confesso que ao começar a escrever, procurei no dicionário a definição de “distância”. Encontrei coisas como:

  • Espaço entre dois corpos
  • Espaço muito grande que separa dois seres, dois lugares ou dois objetos; lonjura
  • Ato ou efeito de distanciar(-se); afastamento, separação.

Pois é, nenhum soa muito positivo, não é? Verdade. Mas eu acredito, sem fazer nenhuma menção a qualquer crença ou religião, que todas as dificuldades da vida nos servem de aprendizado.

Conviver com a distância é saber que o número de pessoas na sua família pode mudar, para mais ou para menos, sem você estar por perto para dar os parabéns ou dizer adeus. É aceitar que seu cachorro estará com os pêlinhos cada vez mais brancos a cada visita, da mesma cor daquelas manchas desbotadas da parede da sua casa. É aprender a ficar do outro lado da mesa quando seus amigos contarem todas as novas histórias que você perdeu, ou ficar P* da vida por descobrir os problemas passados que te esconderam, pensando em lhe proteger.

Mas, também é aprender que tempo e distância não importam quando o sentimento é verdadeiro. Que o sofá da sala, mesmo velho,  continua sendo casa. Que a mãe perguntando se você volta pra dormir em casa é até divertido, e seu cachorro, por mais velhinho que esteja, continua dormindo nas suas roupas porque não esquece seu cheiro.

É te fazer acreditar que toda família tem problemas, mas sempre será insubstituível. E que nela estão incluídos também seus irmãos e irmãs de outras mães – aqueles que talvez tenham ficado um pouco mais afastados ou os novos com quem a vida lhe presenteou, pois nada (a)paga saber com quem você pode contar.

Morar longe ensina que está tudo bem em seguir seu próprio caminho, mas que “o que satisfaz o ser humano é afeto“.

Gostou? Então compartilhe esse texto com seus amigos do Facebook clicando aqui :)